Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

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O ser humano, na constante busca pela perfeição física, concebeu diferentes ferramentas para o exercício. Neste artigo, nós vamos falar sobre um deles. Estas são as chaleiras, também conhecidas como kettlebells.

Há uma grande variedade de opções no mercado, por isso às vezes surgem muitas dúvidas. Queremos lhe dizer que você está no lugar certo, onde o ajudaremos nesta tarefa. Continue lendo para encontrar suas respostas!




A coisa mais importante a saber

  • As chaleiras são uma ferramenta de treinamento físico. Eles permitem que você alcance um desenvolvimento completo e abrangente de todos os músculos. Sua origem, de acordo com muitas fontes, remonta à Grécia antiga.
  • Existem 3 tipos de chaleiras: competitivas, não competitivas e ajustáveis. Os primeiros são feitos de aço e são da mais alta qualidade. Os pesos de não competição são feitos de diferentes materiais e qualidades. Este último, por outro lado, permite que você tenha vários pesos em uma única ferramenta e assim economize espaço.
  • Ao escolher a chaleira ideal para você, você deve levar em conta certos aspectos. Por exemplo, o material, a aderência, o peso e o design. Isto é para que você possa obter o máximo da sua compra.

Chaleiras: nossas recomendações

Nesta seção, nós nos esforçamos para criar uma seção com as melhores 4 chaleiras do mercado. Hoje em dia, existe uma grande variedade de opções quando se trata de chaleiras. É por isso que decidimos poupar seu tempo com esta seleção. Vamos a isso!

Guia de compras: O que você precisa saber sobre chaleiras

Se você já entrou em uma academia ou passou pela área de esportes de uma loja, você terá visto halteres, discos ou churrasqueiras para treinar. Na verdade, é o mais comum. No entanto, uma espécie de bala de canhão com um cabo pode ter chamado sua atenção. Estas são as famosas chaleiras ou chaleiras. Nesta seção, nós explicamos tudo o que você deve saber sobre eles.

Kettlebells lhe oferece uma variedade de opções quando se trata de exercício. (Fonte: Diego Lozano: GmreJC6x3Qg/ Unsplash)

O que são chaleiras?

As chaleiras são uma ferramenta de treinamento. Eles têm a forma de uma bola de canhão achatada na base. A parte superior da campânula está presa a um cabo, que serve como uma pega para elevação.

Muitas ferramentas de exercício têm suas origens na história antiga da humanidade. Assim como as chaleiras. De acordo com diferentes fontes, eles se originaram na Grécia antiga, onde foram usados pela primeira vez como contrapesos para balanças ou máquinas agrícolas.

Mais tarde eles se tornaram populares na Rússia, graças ao Dr. Vladislav Kraevsky, que os introduziu na rotina de exercícios da comunidade atlética russa. Nos Estados Unidos, eles se tornaram conhecidos devido a um artigo em uma popular revista americana. Foi escrito por Pavel Tsatsouline, um treinador físico russo para as forças especiais soviéticas.

Como são usadas as chaleiras?

Seu uso dependerá do exercício ou da parte do corpo a ser trabalhada. Entretanto, a maneira básica de usá-los é segurá-los pelo cabo, seja com uma ou duas mãos.

Independentemente do exercício que você esteja fazendo, você precisa ter certeza de que a postura que você está fazendo está correta. Nós então os levantamos.

Quais são as vantagens e desvantagens do treinamento com chaleiras?

Aqui estão as principais vantagens e desvantagens do uso de chaleiras em sua rotina de treinamento:

Vantagens
  • Aumento da força e resistência (1)
  • Queima de gordura
  • Fortalecimento de ossos e articulações
  • Exercício de todos os grupos musculares
  • Aumento da agilidade e equilíbrio
  • Ajuda com melhor postura (1)
  • Aumento do índice de massa corporal (3)
Desvantagens
  • Conhecimento prévio de sua técnica de elevação
  • Rotinas monótonas

Que tipos de chaleiras existem?

Existem três tipos de chaleiras no mundo das chaleiras: concorrência, não competição e peso ajustável. Na tabela abaixo, você pode ver a comparação que preparamos para você.

De competição Não competição Ajustável
Uso em competições oficiais Sim Não Não
Material de fabricação Aço Ferro, plástico e outros Ferro, plástico e outros
Tamanho Mesmo tamanho para todos os pesos Tamanho de acordo com o peso de fabricação Tamanho de acordo com o peso regulado manualmente
Cabo O mais confortável e sem aspereza Liso ou áspero Liso ou áspero
Cores Em relação ao peso De acordo com o fabricante De acordo com o fabricante

Por que as chaleiras são coloridas?

O fato de que as chaleiras vêm em uma variedade de cores tem uma razão. Na verdade, sua função é facilitar a identificação do peso, já que todos eles são do mesmo tamanho. Aqui está uma tabela com o peso que cada cor representa.

Cor Peso Cor Peso
Branco 6 kg Rosa 8 kg
Azul 12 kg Amarelo 16 kg
Roxo 20 kg Verde 24 kg
Laranja 28 kg Vermelho 32 kg
Gray 36 kg Prata 40 kg
Ouro 44 kg

Que partes do corpo podem ser exercitadas com chaleiras?

As chaleiras oferecem uma grande versatilidade. Com chaleiras, podemos exercitar todos os grupos musculares do corpo. Isto se deve ao grande número de exercícios que você pode fazer com eles.

No entanto, o principal grupo muscular que é influenciado é a parte superior do corpo. Assim, os braços, ombros e costas são fortalecidos e tonificados.

Que rotinas de exercícios posso fazer com chaleiras?

Ao longo do tempo, uma série de exercícios e rotinas de diferentes tipos, níveis e intensidades tem sido desenvolvida. Sempre com o objetivo de obter os melhores resultados físicos com o uso de chaleiras.

A lista é muito extensa, mas apresentamos uma rotina muito completa de 7 exercícios com os quais você pode trabalhar todas as partes do corpo

  • Kettlebellsquats: Focado no exercício de quads, tendões, glúteos, bezerros e núcleo.
  • Slingshot: Focado na área do meio.
  • Balançar acampainha: Um dos mais populares. Isto se concentra em glúteos, tendões, quadril, núcleo, costas, deltóides e trapézios.
  • Halo: Funciona principalmente ombros, tríceps, bíceps, abdominais.
  • Kettlebell Snatch: Este único exercício funciona virtualmente em todo o corpo: tendões, deltóides, quads, abdominais, lombares, antebraços e bezerros.
  • Cachos de martelo: Enfatiza os bíceps e tríceps.
  • Prensa francesa com campainha: Trabalha tríceps e núcleo.

Treine seu corpo inteiro com chaleiras. (Fonte: Alora Griffiths: hvFrA-iKQd0/ Unsplash)

O que escolher: halteres ou chaleiras?

Devemos começar dizendo a você que ambos são bons para incluir em seu treino. Da mesma forma, se tivéssemos que escolher entre os dois, nossa recomendação seria chaleiras. Certamente, eles oferecem maior versatilidade de rotinas em comparação com halteres. Eles também permitem que você realize exercícios mais dinâmicos e funcionais para todas as partes do seu corpo.

Os halteres, embora ajudem a construir músculos maiores, são menos funcionais e apresentam um risco maior de lesões. As campainhas , por outro lado, geram um músculo mais compacto e mais forte. Assim, eles são mais resistentes e mais resistentes à ruptura muscular.

Critérios de compra

Fazer uma escolha é muitas vezes difícil. Ainda mais quando vamos investir em equipamentos para melhorar nossa saúde. Portanto, nós selecionamos para você os critérios mais importantes que você deve considerar ao fazer sua compra.

Material

O material que compõe os pesos tem um papel importante no preço que teremos que pagar por eles. Um exemplo disso é que as chaleiras mais baratas do mercado são feitas de ferro. Os mais caros, por outro lado, são feitos de aço fundido.

As chaleiras de ferro têm uma desvantagem em ambientes muito úmidos. Eles tendem a enferrujar facilmente com o tempo.

Este não é o caso de chaleiras feitas de aço ou outros materiais. Estes, graças às suas propriedades, podem lhe oferecer conforto. É por isso que eles têm uma etiqueta de preço mais alto - conforto sempre custa!

Na Grécia antiga, as chaleiras podem ter tido outras funções, tais como acessórios para balanças. (Fonte: Content Pixie: be-6rpnQ30k/ Unsplash)

Grip

O grip é um dos elementos mais importantes. Aqui é onde poderemos usar a força necessária para levantar o peso. Desta forma, seremos capazes de realizar nossa rotina de treinamento. De acordo com um estudo científico (2), a força da garra se beneficia do uso de chaleiras após 8 semanas.

Na garra, um fator que entra em jogo é o nível de sensibilidade de suas mãos. Usar luvas não só protegerá sua pele, mas também lhe dará uma melhor aderência ao peso.

Se você se sentir desconfortável usando luvas e quiser evitar superfícies ásperas, aconselhamos a evitar a compra de chaleiras. Ao invés disso, se você investir um pouco mais, nós sugerimos chaleiras com cabo cromado. Isto porque eles têm uma alça suave e bem acabada. Você também pode encontrar outras chaleiras que não têm um cabo cromado, mas têm um bom acabamento. Basta procurá-la!

Peso

O peso deve ser um fator determinante em sua compra, seja você um iniciante ou um especialista, e deve estar de acordo com seu nível de aptidão física. Muitas outras fontes podem recomendar pesos diferentes, dependendo se você é homem ou mulher. Entretanto, nós acreditamos que todos nós temos as mesmas capacidades.

Se você é um iniciante, nós o aconselhamos a comprar chaleiras entre 6 e 12 kg. Se você é um especialista, nós recomendamos chaleiras a partir de 12kg.

O peso das chaleiras também deve ser baseado nos objetivos que você deseja atingir. Assumindo que você queira aumentar a massa muscular, nós recomendamos menos repetições com pesos mais pesados. Se, por outro lado, você quer definição, você deve realizar várias repetições com menos peso.

Design

O design é um elemento importante a ser levado em conta, pois pode nos ajudar em termos de conforto. Isto é especialmente notável no design do cabo da chaleira. Um bom design pode lhe dar uma aderência ergonômica e uma base estável. Se você tem pouco espaço, nós recomendamos chaleiras ajustáveis. Em uma chaleira você terá muitos pesos disponíveis.

Se você é o tipo de pessoa que gosta de quebrar a monotonia, você deve optar por outras coloridas. Você não terá apenas elementos de treinamento atraentes. Você também será capaz de identificar rapidamente os diferentes pesos.

Resumo

As campainhas são ferramentas que permitem realizar treinamentos funcionais, seja em casa ou na academia. Além disso, eles lhe dão a possibilidade de trabalhar todos os músculos do seu corpo com a mesma ferramenta.

Como mencionado no artigo, há uma grande variedade de halteres no mercado. Eles variam de profissionais a não-profissionais. Todos eles têm a mesma forma, mas sua diferenciação é baseada no peso, design e composição do material.

Se você gostou deste artigo e sente que ele foi útil, sinta-se à vontade para compartilhá-lo. Você também pode deixar um comentário. Obrigado por compartilhar seu tempo conosco!

(Fonte de imagem em destaque: Maridav: 20560244/ 123rf)

Referências (3)

1. J. Girard, S. Hussain. The effects of kettlebell training on strength, power, and endurance. Phys Ther Rev [Internet]. 2015. [citado 9 mar 2021]; 20(1): 8-15.
Fonte

2. H. Chen et al. Effects of 8-week kettlebell training on body composition, muscle strength, pulmonary function, and chronic low-grade inflammation in elderly women with sarcopenia. Exp. Gerontol [Internet]. 2018. [citado 9 mar 2021]; 112(1): 112-118.
Fonte

3. K. Protenko et al. Changes in the body mass index of cadets at the higher military educational institution as a result of kettlebell lifting. Jpes [Internet]. 2017 [citado 9 mar 2021]; 17 (4): 2674-2677.
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artigo científico
J. Girard, S. Hussain. The effects of kettlebell training on strength, power, and endurance. Phys Ther Rev [Internet]. 2015. [citado 9 mar 2021]; 20(1): 8-15.
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Artigo científico
H. Chen et al. Effects of 8-week kettlebell training on body composition, muscle strength, pulmonary function, and chronic low-grade inflammation in elderly women with sarcopenia. Exp. Gerontol [Internet]. 2018. [citado 9 mar 2021]; 112(1): 112-118.
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Artigo científico
K. Protenko et al. Changes in the body mass index of cadets at the higher military educational institution as a result of kettlebell lifting. Jpes [Internet]. 2017 [citado 9 mar 2021]; 17 (4): 2674-2677.
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