Imagem de um kettlebell no chão de uma academia com um homem desfocado ao fundo
Ultima atualização: 21 de abril de 2021

Como escolhemos

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O kettlebell se tornou um dos principais equipamentos individuais para o treinamento físico nos últimos anos. Com exercícios rápidos, divertidos e para serem feitos em qualquer lugar, o aparelho tem ganhado cada vez mais usuários no Brasil.

Bastante famoso em espaços de Treinamento Funcional e Crossfit, o kettlebell tem sido bastante procurado por pessoas que querem treinar com ele em casa. Mas afinal, qual kettlebell escolher?

Para responder a essa e muitas outras perguntas nós preparamos um artigo completo com as principais informações sobre o equipamento, além de dicas importantes na hora da compra. Veja!




Primeiro, o mais importante

  • Você vai encontrar no mercado diversas opções de peso e tamanho de kettlebell. Saiba bem qual é o seu nível físico antes de fazer a compra.
  • Qualquer pessoa apta a fazer atividade física pode treinar com o kettlebell. É importante recorrer a um profissional capacitado para prescrever os treinos.
  • Kettlebells emborrachados podem ser uma opção mais confortável, principalmente para iniciantes.

Melhores kettlebells: nossas recomendações

Guia de compra: tudo o que você precisa saber para encontrar o melhor kettlebell para o seu exercício

Ao olhar de longe, você pode até achar que todos os kettlebells são iguais. Entretanto, não é bem assim. Quando for procurar o seu modelo ideal, você encontrará as mais variadas formas de peso, tamanho e cores. E com tanta variedade, qual é o correto para você?

A partir de agora responderemos as principais dúvidas dos compradores. Prepare-se para um guia de compra completo sobre o produto.

Homem careca e de barba praticando exercício físico segurando um kettlebell azul, com o mar de fundo

O ponto positivo é que você consegue treinar com o kettlebell de qualquer lugar. (Fonte: Taco Fleur/ Unsplash.com)

O que é o kettlebell?

A grosso modo, o kettlebell é uma bola de ferro fundida com uma alça. Os livros de história contam que ele é utilizado para atividade física desde o século XVI. O equipamento era utilizado na época por guerreiros para demonstrar força. Eles treinavam com ele diariamente e faziam exibições em praças e jogos.

Foi a Rússia quem difundiu pelo mundo os movimentos com o aparelho. Lá ele também é conhecido como Girya.

Há alguns anos treinar com kettlebell virou moda nas academias do país. Também presentes em box de Crossfit e treinos funcionais, os kettlebells têm ganhado o coração de muitos praticantes de atividade física. Diferente dos halteres, ele aciona várias músculos do corpo ao mesmo tempo.

Para o que serve o kettlebell?

Os treinos com kettlebell te ajudarão a melhorar o seu condicionamento físico, coordenação motora, força e flexibilidade. O centro de gravidade do aparelho te obriga a trabalhar com todos os músculos estabilizadores do corpo.

Ao mesmo tempo que o movimento é explosivo para o corpo, ele é suave para os punhos e ombros. Geralmente os treinos com kettlebells são seguros e rápidos. Eles não sobrecarregam as articulações, sendo bastante difícil gerar alguma lesão, principalmente se você treina para manter a boa forma e não para competição.

Você sabia? Existem competições nacionais e internacionais de Kettlebell. As provas consistem em realizar o maior número de movimentos possíveis com o aparelho dentro de um período de 10 minutos.

Como escolher o kettlebell ideal?

Antes de tudo você precisa saber qual o seu nível de condicionamento físico. Escolher kettlebells com pesos menores pode ser uma boa opção, principalmente se você treina em casa e busca o aprimoramento de sua resistência física. Confira nossas dicas:

  • O seu modelo deve ser de um tamanho suficiente para que você consiga pegá-lo com as duas mãos na alça.
  • Os exercícios com o kettlebell são intensos. Por isso, você poderá se arrepender de comprar logo no início um muito pesado. Lembre-se que não é vergonha alguma começar com pesos mais leves.
  • É interessante que você tenha uma noção de quantos quilos você consegue aguentar com várias repetições. Por isso a dica aqui é experimentar os pesos em alguma academia antes de adquirir para a sua casa.
  • Os modelos emborrachados e com alça levemente arredondada podem ser a melhor escolha. Os kettlebells muito angulares podem atrapalhar a sua pegada.

Como fazer exercícios corretamente com o kettlebell?

O ideal é que você tenha a presença de um profissional de Educação Física junto com você. Pelo menos nas primeiras vezes, para que você possa aprender os movimentos da forma ideal e não tenha nenhum problema de lesão no futuro.

Entretanto, como já afirmamos neste artigo, depois que você aprende, o exercício com kettlebell é extremamente seguro. Confira no vídeo a seguir o tutorial do exercício mais comum com o aparelho, o kettlebell swing.

Quais as vantagens de treinar com o kettlebell?

Por ser um produto único, você consegue transportá-lo para todos os lados. Assim, você pode treinar em qualquer lugar, desde que o local tenha um chão estável. Se você treinar em casa, fazer o exercício em cima de um colchonete, estilo yoga, pode ser uma boa opção.

Vantagens
  • Exercícios simples e seguros
  • Variedade de treinos com um único kettlebell
  • As atividades podem ser realizadas em qualquer lugar
  • Corrige fraquezas, desequilíbrios corporais e aumenta a força
Desvantagens
  • Você pode achar os exercícios repetitivos ao longo do tempo, caso não tenha um profissional para lhe orientar
  • Um único equipamento pode não satisfazer seu nível de treino

Quais são os tipos de kettlebell existentes?

Basicamente existem dois tipos de Kettlebell, os de ferro fundido e os de competição. Vamos conhecer a diferença entre eles:

Kettlebell de ferro fundido Kettlebell de competição
Material Ferro fundido revestido por vinil ou borracha São feitos de aço oco
Quem deve usar? Praticantes de atividade física Como o nome já diz, atletas do esporte
Principal diferença Muda de tamanho de acordo com o peso Possui o mesmo tamanho. Os modelos são baseados em kettlebells de 8kg, seu diâmetro não muda
Curiosidades São achatados na superfície Possuem alças mais finais e confortáveis para a execução dos movimentos

Qualquer pessoa pode treinar com um kettlebell?

Qualquer pessoa liberada para a prática de atividade física pode treinar com um kettlebell. Ou seja, sem nenhum tipo de lesão corporal. É importante conhecer os seus limites. Portanto nada de querer pegar o equipamento mais pesado com o pensamento de que isso lhe trará mais benefícios.

Os kettlebells com revestimento são uma boa opção caso você vá treinar em casa e não possua um solado ideal para soltar o equipamento.

Critérios de compra: O que levar em conta ao comparar os modelos de kettlebell

Você vai conhecer agora uma lista com as principais características que você deve levar em consideração na hora de escolher o seu kettlebell ideal. São detalhes essenciais que vão lhe ajudar a escolher o melhor modelo para o seu exercício físico. Confira!

Cores

Embora possa não parecer o principal critério para a escolha do produto, ele é importante e nós vamos te explicar o porquê.

Como o kettlebell é um aparelho que dura por muitos e muitos anos, o ideal é que você opte por um produto que combine com você e com o seu local de treino.

Não tem como errar com o preto tradicional, entretanto, você vai encontrar kettlebells das mais variadas cores. Lembre-se que você vai ficar com ele por longos anos.

Dois kettlebells, um verde e um roxo, junto com outros equipamentos de academia mais ao fundo, em uma pista de atletismo

Você vai encontrar no mercado diversas opções de peso e tamanho de kettlebell. (Fonte: Alora Griffiths/ Unsplash.com)

O peso e o tamanho

Você encontrará no mercado kettlebells de 2 até 70 quilos. Eles são fabricados com variações de 2 quilos. Os mais comuns são até 24 kg.

Se você é um iniciante o ideal é que você comece com pesos baixos. Para homens fisicamente ativos o recomendado são os kettlebells de 16 kg. Aos que estão iniciando, escolham algo entre 10 e 16 quilos.

Se você é um iniciante o ideal é que você comece com pesos baixos.

Já as mulheres iniciantes devem procurar os kettlebells de 6 ou 8 kg. As que já estão acostumadas a treinar, podem começar seus treinos com kettlebell com 10 ou 12kg.

O ideal seria escolher de duas a três opções de kettlebell. Assim, você consegue ampliar seu leque de treinos, ao mesmo tempo em que se desafia com um mais pesado.

Objetivo de treino

A escolha do seu kettlebell ideal vai se basear de acordo com a sua idade, condicionamento físico, resistência e experiência com o esporte. O seu objetivo também é de fundamental importância.

John KennedyEx-presidente dos Estados Unidos
“Atividade física não é apenas uma das mais importantes chaves para um corpo saudável - ela é a base da atividade intelectual criativa e dinâmica.”

Se você busca perder peso, o ideal é fortalecer os músculos e aumentar os batimentos cardíacos. Essa combinação ajuda na queima de gordura. Portanto pesos intermediários e séries mais longas de exercício podem ser uma boa pedida.

Agora, se o seu objetivo é a hipertrofia. Talvez seja recomendado um kettlebell um pouco mais pesado, aliado ao exercício físico intenso.

É importante lembrar que o acompanhamento de um profissional qualificado é de suma importância para você chegar ao resultado desejado.

Dois kettlebells, um verde e um roxo, em uma pista de atletismo com equipamentos de atividade física em volta ao fundo.

Além do preto tradicional, você vai encontrar eles em uma variedade de cores. Pode ser uma opção para combinar com a sua casa ou academia. (Fonte: Alora Griffiths/ Unsplash.com)

Tipo de Material

Após definir qual será o seu objetivo de treino, você deve finalmente escolher o tipo de kettlebell. Como falamos durante o artigo, existem os de ferro fundido e os de competição. Qual escolher?

Caso você seja um iniciante no esporte, a sugestão é que você prefira o de ferro fundido. Escolha um modelo que tenha um espaço confortável na alça para as suas mãos. Além disso, opte pelas opções emborrachadas com as alças levemente arredondadas. Elas são mais confortáveis.

Resumo

Atividade física intensa, muito cansaço e aquela sensação de dever cumprido. É isso que os treinos com o kettlebell vão te proporcionar. Quem diria que um equipamento tão simples, poderia ser tão eficaz?

Como pudemos perceber ao longo deste artigo, o kettlebell pode fazer muito bem para você e sua saúde. Os cuidados na hora de comprar o correto são necessários. Entretanto, nada melhor do que poder realizar atividade física com ele em qualquer lugar, não é mesmo?

Defina seu peso de início e bons treinos!

(Fonte da imagem destacada: Wavebreak Media Ltd / 123rf.com)

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