Ultima atualização: 5 de agosto de 2021

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Atualmente, o estresse e a falta de sono são a ordem do dia em nossa sociedade. Estes problemas estão se tornando cada vez mais populares devido à alta demanda no trabalho ou na escola. Para algumas pessoas, esses problemas não se espalham com o tempo. Outros, entretanto, acham muito mais difícil voltar a ter hábitos saudáveis.

Uma grande descoberta nos últimos anos para muitas pessoas tem sido a L-Teanina. L-Teanina pode ser usada tanto para relaxar pessoas que sofrem de estresse, quanto para aqueles que estão procurando por um melhor desempenho no trabalho ou em seus estudos. E, é claro, há muitos suplementos de L-Teanina no mercado. Por isso elaboramos um guia para algumas das melhores opções de 2021.




Destaques

  • Existem muitos tipos diferentes de suplementos de L-Teanina no mercado (vegano, natural, cafeinado, etc.). Mas o mais importante ao escolher é conhecer suas necessidades.
  • Há algumas coisas importantes a saber sobre a L-Teanina. Até mesmo sua definição, para que você saiba o que você está consumindo. E neste artigo nós mostraremos até mesmo a dose diária correta.
  • Além disso, você não deve perder de vista certos critérios ao comprar L-Teanina. Estes incluem, mas não estão limitados a, composição e apresentação.

L-Teanina: nossas recomendações

Guia de compras: O que você precisa saber sobre L-Teanina

Muitas pessoas hoje sofrem de insônia ou são incapazes de dormir bem à noite. L-Teanina é um remédio natural que ajuda as pessoas a relaxar. Isto tem levado a uma quantidade crescente de conversa sobre o assunto. Apesar disso, porém, não sabemos muito sobre suas propriedades ou sua forma correta. Aqui estão as respostas a todas as suas perguntas.

bebida verde

Está provado que ajuda a combater o estresse. Por esta razão, é frequentemente recomendado para pessoas que não dormem bem (1). (Fonte: Tyler Nix: sbtucvk9Fvs/ Unsplash.com)

O que é L-Teanina?

L-Teanina é um aminoácido encontrado nas folhas de vários tipos de chá. É um composto que o corpo humano não é capaz de criar por si só. No entanto, não é essencial para os seres humanos. É encontrado principalmente em chá verde, chá preto e alguns tipos de cogumelos.

De acordo com estudos, L-Teanina pode influenciar o humor, o sono, as emoções e até mesmo o desejo de uma pessoa de comer. Isto porque afeta partes do cérebro e pode mudar os níveis de certos produtos químicos. Estas estão relacionadas com as partes do cérebro que controlam estas funções.

Como a L-Teanina funciona em nosso corpo?

Como ela influencia nosso cérebro? Bem, isto é porque tomar L-Theanina faz com que nossa produção de dopamina e serotonina aumente. Isto, por sua vez, faz com que a atividade da onda cerebral alfa aumente e nos ajuda a relaxar (2, 12).

L-Teanina também faz com que os níveis de GABA (que são responsáveis pelo controle motor, visão e níveis de ansiedade, entre outras coisas) aumentem. Como resultado, ele faz o cérebro relaxar. Também faz com que os níveis de produtos químicos "excitatórios" do cérebro diminuam, resultando em um efeito calmante que ajuda você a dormir melhor (3).

Quais são os benefícios da L-Theanina?

Nós já mencionamos que tomar L-Theanina reduz os níveis de estresse e ajuda você a dormir melhor, mas seus benefícios vão além disso. Aqui está uma lista dos muitos benefícios de se tomar L-Teanina:

  1. Melhor concentração mental. De acordo com um estudo, o consumo de chá verde ou preto ajuda a manter a concentração durante o tempo em que você está realizando uma tarefa específica. Ao misturar cafeína com L-Teanina, o cérebro se concentra e pode cometer menos erros (4).
  2. Ele melhora o sono. Como já mencionamos, de acordo com alguns estudos, se você beber um chá preto ou verde antes de ir para a cama, isso o ajuda a relaxar. Isso torna mais fácil e profundo adormecer (5).
  3. Relaxamento. Podemos dizer que este benefício vai de mãos dadas com o que temos falado em pontos anteriores. O consumo de L-Teanina ajuda a relaxar as atividades do cérebro, aliviando assim o estresse de muitas pessoas (6).
  4. Aumento do desempenho cognitivo. Além de relaxar e ajudar no sono, a L-Teanina é benéfica para a saúde mental e física. Ele também tem funções neuroprotetoras, melhorando a função cerebral (7).
  5. Perda de peso. Em alguns casos, os dieters frequentemente substituem alguns petiscos entre refeições por chás. A L-Theanina encontrada no chá verde ou chá preto lhe dá um sabor especial, conhecido como umami. Alguns estudos afirmam que este sabor reduz o apetite. Isso, sem dúvida, ajuda as pessoas que estão tentando perder peso (8).
  6. Impulsionando o sistema imunológico. A L-Theanina estimula o sistema imunológico. Portanto, faz com que uma pessoa tenha menos probabilidade de pegar resfriados. Se você pegar um, isso ajuda a combater a doença.
  7. Baixando a pressão sanguínea. Os efeitos calmantes da L-Teanina também ajudam a diminuir o ritmo cardíaco. A alta pressão arterial pode aumentar o risco de doenças cardíacas e cerebrais. Ao reduzir o estresse e acalmar a atividade cerebral, nós também baixamos o ritmo cardíaco. Isto tem um impacto direto na redução da pressão arterial.

Qual é a dose diária recomendada de L-Teanina? Como a L-Teanina é tomada?

A L-Teanina pode ser consumida naturalmente através de chás ou, poderíamos dizer, "artificialmente" através do consumo diário de pílulas. Como não é um medicamento, não há uma dosagem exata, é mais uma questão de preferência pessoal. Em outras palavras, a quantidade depende do efeito que ela tem sobre cada pessoa ou dos resultados que estamos procurando.

A tabela a seguir resume os tipos de chá que fornecem L-Theanine e cafeína (10).

Nome comercial teas Tipo de tea L-Teanina Cafeína
Mao Feng White White 9.11 mg 15,38 mg
China Pai Mu tan White 5,67 mg 18,22 mg
China Yunnan White White 3,24 mg 15,62 mg
Lord Nelson Earl Grey Black 10,85 mg 23.44 mg
Lipton Earl Grey Lemon Negro 7,83 mg 23,22 mg
Darjeeling Happy Valley Negro 2,09 mg 14,40 mg
Korean Green Verde 10,93 mg 17,36 mg
H Green Lemongrass Verde 6,76 mg 22.75 mg
Bancha Verde japonês 2,81 mg 11,82 mg

A toma de L-Teanina pode ter efeitos colaterais?

Primeiramente, os efeitos colaterais são raros entre as pessoas que tomam L-Theanina, seja através de chás ou suplementos em forma de pílula. Entretanto, algumas pessoas podem sofrer efeitos colaterais.

Esta tabela mostra quais pessoas podem sofrer efeitos colaterais e que tipo de efeitos colaterais (3, 11).

Tipo de pessoas Efeitos secundário 
Mulheres grávidas durante os meses de gravidez, o corpo da mulher sofre mudanças tanto físicas quanto biológicas. Não é aconselhável tomar L-Theanina como precaução para a saúde da mãe, mas também para a saúde da criança.
Mulheres amamentando durante este tempo, o corpo da mulher sofre mudanças e a toma de L-Theanina pode alterar ainda mais estas mudanças.
Pessoas com pressão sanguínea baixa L-Theanina baixa a pressão sanguínea, o que pode fazer com que algumas pessoas se sintam mal ou desmaiem.
Crianças As crianças estão se desenvolvendo e tudo o que é conhecido sobre os efeitos da L-Theanina está em um corpo adulto, então ela pode causar efeitos adversos em crianças.

Quais são as contra-indicações para tomar L-Teanina?

Se já mencionamos que seus efeitos colaterais são muito raros, as contra-indicações também são muito poucas. Pode haver problemas ao tomar L-Theanina se você estiver tomando certos medicamentos ou outros suplementos. A tabela a seguir resume quais medicamentos ou suplementos são contra-indicados ao tomar L-Theanina (9).

Medicamentos/suplementos Motivo
Medicamentos para tratar a pressão alta L-Theanina baixa a pressão arterial, então estaríamos tratando o mesmo sintoma com dois tratamentos diferentes. Isto pode ser prejudicial à saúde.
Medicação estimulante L-Teanina tem um efeito calmante, então se estamos tomando uma medicação estimulante e consumimos L-Theanine, eles funcionariam um contra o outro.
Os suplementos contendo cafeine L-Teanina podem perturbar os efeitos estimulantes da cafeína.
Suplementos que baixam a pressão sanguínea Misturar suplementos para baixar a pressão sanguínea com L-Teanina, que também baixa a pressão sanguínea, pode fazer com que a pressão sanguínea caia muito.

Critérios de compra

Existem muitos tipos de suplementos de L-Teanina no mercado. Para facilitar a sua escolha, aqui está uma lista de critérios a serem considerados ao fazer a sua escolha.

Formato

Como já mencionamos, a L-Teanina pode ser obtida bebendo diferentes tipos de chá ou através de suplementos. Para algumas pessoas, é mais fácil beber 3 ou 4 chás por dia para obter a dose diária. Entretanto, para aqueles que não gostam de chá ou simplesmente não o preferem, há suplementos em forma de pílula. Eles são fáceis de obter, são baratos e muito convenientes de tomar, pois tomá-los uma vez por dia é suficiente.

te de tianinna

Existem diferentes tipos de formatos de suplementos L-Teanina disponíveis no mercado. (Fonte: martinak: 26406424/ 123rf)

Composição

Ao escolher os suplementos a serem tomados, é importante conhecer sua composição. Em alguns casos, os suplementos de L-Theanina podem ter uma dose de cafeína embutida neles. Desta forma, eles aumentam a concentração e a memória.

Tais suplementos podem ser tomados pelos alunos no momento do exame para melhorar seu desempenho.

Em outros casos, a L-Theanina é misturada com substâncias que têm um efeito calmante, como o passionflower. Este tipo de suplemento é freqüentemente tomado por pessoas que precisam de um efeito mais calmante que a L-Theanina sozinhas.

Natural ou artificial

Os suplementos de L-Theanina consumidos podem ser de origem natural ou artificial. Em geral, os suplementos são fabricados artificialmente, ou seja, a L-Theanina que consumimos é obtida quimicamente. No caso dos chás, este não é o caso, pois as folhas de chá contendo L-Theanina são obtidas naturalmente. Entretanto, como já mencionamos, esta é uma decisão mais pessoal.

bebida verde

Os suplementos L-Teanina podem ser de origem natural ou artificial. (Fonte: 147392494/123rf.com)

Vegan ou não

Outro critério de compra que tem vindo à tona ultimamente é se os suplementos são adequados para veganos e vegetarianos. É raro encontrar suplementos de L-Theanina de origem animal. No entanto, nunca custa olhar para a rotulagem e ter certeza de que a origem dos suplementos que você está comprando é vegetal.

Dosagem

Nós já dissemos a você qual é a dosagem diária recomendada. Com base nisso, nós recomendamos que você dê uma boa olhada se o suplemento que você está prestes a comprar cobre essa quantidade. Existem suplementos no mercado com doses diárias variando de 50 mg a 300 mg. Precisamos estar conscientes do efeito desses produtos e ter cuidado ao consumi-los.

Resumo

Em resumo, com o aumento do estresse e da falta de sono entre muitas pessoas hoje em dia, o consumo de L-Teanina como relaxante está aumentando cada vez mais. Além disso, a melhor coisa sobre este relaxante é que ele é naturalmente de origem e está prontamente disponível. Seja através de chás ou suplementos cujo preço, na maioria dos casos, não é um impedimento.

Sem dúvida, a manutenção de um estilo de vida saudável é importante. Portanto, conseguir o sono que nosso corpo precisa para descansar corretamente ou relaxar do estresse do trabalho é vital.

Esperamos que este guia tenha ajudado você a esclarecer qualquer dúvida sobre a L-Teanina e você possa começar a relaxar naturalmente hoje. Esperamos que você tenha achado nossas recomendações úteis e não se esqueça de nos deixar um comentário e compartilhá-las em suas redes.

(Fonte da imagem em destaque: Louno Morose: 94289879/ 123rf)

Referências (12)

1. Camfield D, Stough C, Farrimond J, Scholey A. Acute effects of tea constituents L-theanine, caffeine, and epigallocatechin gallate on cognitive function and mood: a systematic review and meta-analysis [Internet]. National Library of Medicine. Oxford Academics; 2014 [2021]
Fonte

2. Mason R. 200 mg of Zen: L-Theanine Boosts Alpha Waves, Promotes Alert Relaxation [Internet]. Liebertpub. 2004 [2021]
Fonte

3. Ayán NL. L-Teanina. Propiedades y modo de acción [Internet]. Lamberts. El Rango Profesional. 2005 [2021
Fonte

4. Foxe J, Morie K, Laud P, Rowson M, De Bruin E, Kelly S. Assessing the effects of caffeine and theanine on the maintenance of vigilance during a sustained attention task [Internet]. National Library of Medicine. 2012 [2021]
Fonte

5. Sarris J, Byrne G, Cribb L, Oliver G, Murphy J, Macdonald P, et al. L-theanine in the adjunctive treatment of generalized anxiety disorder: A double-blind, randomised, placebo-controlled trial [Internet]. National Library of Medicine. 2018 [2021]
Fonte

6. Yamada T, Terashima T, Okubo T, Juneja LR, Yokogoshi H. Effects of theanine, r-glutamylethylamide, on neurotransmitter release and its relationship with glutamic acid neurotransmission [Internet]. National Library of Medicine. 2013 [2021]
Fonte

7. Higashiyama A, Htay HH, Ozeki M, Juneja L, Kapoor M. Effects of L-theanine on attention and reaction time response [Internet]. Research Gate. 2014 [2021]
Fonte

8. Fleming A. Umami: why the fifth taste is so important [Internet]. Support the Guardian. 2013 [2021]
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9. Vuong Q, Bowyer M, Roach P. L-Theanine: properties, synthesis and isolation from tea [Internet]. National Library of Medicine. 2011 [2021]
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10. Boros K, Jedlinszki N, Csupor D. Theanine and Caffeine content of infusions prepared from commercial tea samples [Internet]. National Library of Medicine. 2016 [2021]
Fonte

11. Adhikary R, Mandal V. l-theanine: A potential multifaceted natural bioactive amide as health supplement [Internet]. Science Direct. 2017 [2021]
Fonte

12. Roohi-Azizi M, Azimi L, Heysieattalab S, Aamidfar M. Changes of the brain’s bioelectrical activity in cognition, consciousness, and some mental disorders [Internet]. National Library of Medicine. 2017 [2021]
Fonte

Por que você pode confiar em mim?

Artículo científico
Camfield D, Stough C, Farrimond J, Scholey A. Acute effects of tea constituents L-theanine, caffeine, and epigallocatechin gallate on cognitive function and mood: a systematic review and meta-analysis [Internet]. National Library of Medicine. Oxford Academics; 2014 [2021]
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Mason R. 200 mg of Zen: L-Theanine Boosts Alpha Waves, Promotes Alert Relaxation [Internet]. Liebertpub. 2004 [2021]
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