Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

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Quando o bom tempo chega, você tem vontade de sair e fazer algo diferente. Introduzindo a slackline, uma corda elástica que sem dúvida melhorará seu equilíbrio, concentração e coordenação do seu corpo e mente. Tudo o que você tem que fazer é prender uma correia a duas árvores ou dois outros pontos de ancoragem e praticar.

Dependendo do seu nível de experiência, você deve adquirir um kit de slackline que lhe permitirá fazer desde alguns passos simples até ioga e até acrobacias. Se você não sabia nada sobre slackline ou se você já sabia, mas quer saber um pouco mais, nós o convidamos a ler este artigo que certamente não o deixará indiferente.




O mais importante

  • O slackline é baseado no equilíbrio. A instalação necessária é simples: uma esteira plana presa a dois pontos, geralmente árvores ou parabolts.
  • O principal objetivo é cruzar de um lado para o outro, embora diferentes posições de equilíbrio também possam ser realizadas.
  • Praticando slackline você pode queimar a adrenalina em grandes alturas, experimentar truques que são acrobacias reais, ou cruzar uma fita cada vez mais longa e fina, aumentando a dificuldade.

Slackline: nossa recomendação dos melhores produtos

Para ajudá-lo a aprender mais sobre esta prática e os tipos de slackline no mercado, abaixo você encontrará nossas melhores recomendações.

Guia de compras: O que você precisa saber sobre slackline

Antes de comprar um kit slackline, é importante que você dê uma olhada em tudo que precisa saber sobre o esporte e o que você precisa para colocá-lo em prática: fita adesiva, catraca e protetores de árvores. Aqui estão as perguntas mais frequentes dos usuários para ajudá-lo a decidir qual item comprar.

Slackline não usa nenhuma ferramenta para ajudá-lo a manter o equilíbrio (Fonte: mossholder: zaamaU_DIfU/ unsplash)

O que é slackline?

As origens do slackline são atribuídas a Adam Grosowsky, um alpinista de Illinois, em 1979. Aos 16 anos de idade, Adam ficou fascinado com uma foto de circo de 1890 de um par de andarilhos de corda bamba executando suportes de um braço em um fio. Adam e seus companheiros de escalada começaram a treinar para replicar essa proeza.

Na slackline, a fita não está completamente esticada. No caso de slacklines para iniciantes, elas têm cerca de 5 cm de largura. A tensão da cinta pode ser ajustada, dependendo do nível de experiência do slackliner, usando uma catraca. Devido à sua simplicidade e versatilidade, ele pode ser usado em uma variedade de ambientes que requerem pouco material. Embora em certas áreas não seja permitido.

Diferenças com funambulismo

Slackline difere do funambulismo porque o funambulismo usa principalmente uma corda de arame totalmente esticada, enquanto que na slackline a linha é uma fita plana e não é totalmente esticada, permitindo um certo grau de oscilação e flexibilidade. Da mesma forma, o slackline também não usa meios externos de equilíbrio, como postes ou outros meios.

A mente é um fator indispensável para o completo domínio desta disciplina; alguém que não está concentrado não será capaz de alcançar o fim da corda. Mais do que ter um corpo em forma, trata-se de ter uma força mental única para a concentração total e alcançar as metas estabelecidas, não importa a dificuldade. Positividade, da mesma forma, vem à tona para o alcance de tais objetivos.

Como começar a fazer slacklining?

Um dos pontos essenciais é manter os olhos bem à frente, em um ponto fixo no final da fita. Então levante os braços e use-os para o equilíbrio. Eles serão sua melhor ferramenta. Forme uma linha imaginária entre o pé no ar e a mão oposta.

Para andar, dobre seus joelhos e concentre-se em equilibrar um pé de cada vez. Ficar em um pé é mais fácil do que em ambos, pois você pode usar a outra perna para o equilíbrio. Observe o seu centro de gravidade. O resto virá mais tarde, à medida que você avança deslocando seu peso de um pé para o outro, não tentando mantê-lo entre os dois. Procure por um ambiente agradável e divirta-se, pois isso otimizará o aprendizado motor.

Como configurar a linha de lama?

O comprimento recomendado é entre 5 e 9 metros. No início será um desafio suficiente. Você notará mais instabilidade à medida que você se aproximar do centro. Gradualmente você ganhará confiança e poderá procurar por mais distância entre as âncoras.

Veja cuidadosamente as instruções de como montá-la. Assegure-se de que os pontos de ancoragem irão resistir à tensão. Não confie muito nos móveis urbanos. Se você estiver usando árvores, use protetores de árvores (pano ou papelão) para evitar danificá-las e para proteger a linha de corte. Tenha cuidado também se você amarrá-lo a uma pedra. Se ela quebrar, pode causar muitos danos.

Como remover a corda da linha de corte?

Para desmontar nossa linha de corte, primeiro remova o suporte e depois abra a trava tensionadora e pressione com força até ouvir um clique. Uma vez que o tensionador tenha sido afrouxado, basta puxar o slackline para fora.

O slackline é baseado no equilíbrio. A instalação necessária é simples: uma cinta plana presa a dois pontos, geralmente árvores ou parabolts. (Fonte: Leray: goiRbX3hu4w/ unsplash)

Onde você pode praticar este esporte?

Na Espanha não existem parques de estacionamento ou áreas equipadas para este esporte. Por esta razão, procure uma área com terreno plano e macio para amortecer as quedas. Quanto menos desigual, melhor. Se possível, grama ou areia. A altura inicial ideal é a altura do joelho. Isto reduzirá possíveis danos com a fita.

"A prática de jogos ou atividades esportivas em espaços públicos que não estão equipados para este fim, quando há risco de danos a pessoas ou bens, ou quando impede ou dificulta a permanência e passagem de pessoas ou a circulação de veículos"

Na Espanha ainda não há regulamentação a este respeito, portanto, em geral você pode fazê-lo onde quiser, mas há locais públicos que não estão autorizados a praticar slackline. Isto se deve ao risco da casca da árvore ser danificada pela corda. Portanto, a melhor coisa a fazer é não ir a um lugar privado ou a um lugar destinado a esse fim. Existe um site SlackMap para descobrir onde você pode ir para o slackline dentro e fora da Espanha.

Vantagens e desvantagens do slackline

Vantagens
  • Aumento da agilidade
  • Controle do corpo e da mente através da respiração. Semelhante à meditação em níveis avançados
  • contato com a natureza. Obter vitamina D
  • Melhor equilíbrio, habilidades motoras e coordenação
Desvantagens
  • Requer alguma forma física
  • Requer muita prática e perseverança
  • Pode ser difícil encontrar lugares para praticar

Critérios de compra

Os seguintes são os critérios mais importantes a serem considerados ao comprar uma slackline. Dê uma olhada de perto para ajudá-lo a fazer uma melhor escolha.

Os principais benefícios da slackline

1. Propriocepção e equilíbrio

Uma vez que estas qualidades tenham sido desenvolvidas e integradas, ela se tornará uma boa forma de entretenimento. Isso exigirá um nível de concentração semelhante à escalada. É você e a passadeira. Esse "entrar na zona" que é tão envolvente.

Se você quer manter o equilíbrio, você deve focar sua atenção. Controlar seu corpo e seus pensamentos é fundamental. Ao respirar, tente não ficar tenso em cima da fita, ou ela será transmitida através de seus pés produzindo um balanço descontrolado.

2. Estabilidade

O slackline força você a colocar em ação todos os mecanismos para manter seu equilíbrio. Isso requer um grande envolvimento do núcleo e da zona central. Este trabalho de estabilidade será benéfico para a escalada e para a vida diária em geral. Você também irá trabalhar na parte inferior do seu corpo, sem desenvolver muito músculo. Ele ajuda a fortalecer as articulações, como tornozelos e joelhos, ganhando agilidade.

3. Concentração

Uma vez que estas qualidades tenham sido desenvolvidas e integradas, ele se tornará uma boa diversão. Isso exigirá um nível de concentração semelhante à escalada. É você e a passadeira. É uma sensação realmente envolvente.

Se você quer manter o equilíbrio, você precisa focar sua atenção. É de fundamental importância saber como controlar seu corpo e seus pensamentos. Ao respirar, tente não estar em tensão na esteira, ou eles a transmitirão através de seus pés produzindo um balanço descontrolado, tente estabelecer uma conexão com a esteira e relaxe.

O objetivo principal é cruzar de um lado para o outro, embora você também possa executar diferentes posturas de equilíbrio. (Fonte: santanna: 6SNF2Nt2zsc/ unsplash)

Que tipos existem

Slackline é um esporte aberto a todos, e como tal oferece uma variedade de possibilidades. Os tipos mais populares são:

Modalidades Características
Trickline Este é o tipo mais conhecido e mais popular de slackline para os amantes do slackline. No trickline é sempre usada uma fita de 5 cm de largura e a linha é colocada a uma altura de cerca de 1,20 metros e a uma distância de 15 a 20 metros
Longline No palangre o objetivo principal é cruzar de um lado para o outro, embora também possam ser realizadas diferentes posições de equilíbrio. Há uma oscilação muito maior devido ao comprimento da linha, portanto, a concentração máxima é essencial neste verdadeiro exercício de equilíbrio.
Highline A modalidade mais extrema. Ele é feito em linhas a partir de 20 metros de altura e para isso, dado o "perigo", os slackliners usam equipamentos de segurança (arnês e trela) presos à fita, embora existam aqueles que realizam este modo sem qualquer tipo de fixação.
Waterline Consiste na instalação de uma linha sobre a água, que pode ter 2,5 cm de largura ou 5 cm de largura, dependendo se você está procurando andar ou também para realizar saltos e truques.
Rodeoline É uma das modalidades mais difíceis em que uma linha muito esticada é colocada em forma de U e o objetivo é equilibrá-la em pé como se fosse um balanço.
Yoga slackline Com esta modalidade, os slackliners realizam figuras e posturas de yoga em cima do cinto.

Capacidade de peso

O equipamento de escalada é projetado para carregar cargas muito maiores do que o que nossos corpos geram quando pendurados, mas quanto peso nós realmente geramos na corda, arnês e mosquetões?

Geralmente o peso que as cordas suportarão depende do kit, mas na maioria das vezes as cordas suportarão o peso de qualquer pessoa sem problemas. O peso máximo que eles irão segurar é geralmente em torno de 180kg, mas deve ser observado que não é recomendado que duas pessoas estejam na corda.

Tensionamento

Este é um fator essencial. A tensão da corda dependerá dos gostos ou exigências do atleta, de acordo com a atividade a ser realizada, bem como de seu nível de experiência. Dependendo da tensão, truques como saltos e voltas serão executados de forma diferente. Portanto, teremos que ajustar a tensão da fita à prática que vamos fazer.

O material da corda também é importante para a prática desta disciplina, pois é o mesmo que possibilita os saltos e movimentos dinâmicos, normalmente é feito de poliéster ou nylon.

Resumo

Slackline é um esporte desconhecido que, pouco a pouco, vai tomando posições em nosso país. Cada vez mais pessoas curiosas estão chegando aos parques que foram criados para isso com um kit de slackline. A idéia é se divertir com a família ou amigos. No entanto, o truque não é desistir. Não é fácil manter seu equilíbrio e andar na corda.

Esta dificuldade é compensada por inúmeros benefícios, pois fortalece o corpo e a mente. Não há uma idade específica para se entrar na esteira. Crianças e adultos devem experimentar este esporte e tornar-se autoconscientes. Se você é um amante do Yoga, você também tem a sua modalidade. Sem desculpas, entre na slackline e comece a praticar!

(Fonte da imagem em destaque: Mossholder: MPd50_M0ZDo/ unsplash)

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