Nos últimos anos, muitas pessoas tornaram a corrida parte do seu dia a dia, do seu modo de vida. Trata-se de um esporte com muitos benefícios, tanto mentais quanto físicos e, acima de tudo, tem uma grande vantagem: você pode praticar quando e onde quiser. No campo, na cidade, no parque, na pista ou no ginásio. Existem tantas opções quanto locais, e para melhor desempenho você precisa do tênis de corrida ideal.

Como em qualquer esporte, na hora de começar a correr, é aconselhável seguir uma série de recomendações para evitar lesões e outros problemas. Além disso, o tipo de roupa, a posição do corpo durante a corrida e, acima de tudo, o uso de calçado apropriado, com certeza farão toda a diferença. E é sobre este último item, o tênis de corrida, que traremos dicas importantes e todas as informações necessárias para você fazer a melhor escolha.

O mais importante

  • Tênis de corrida é um item essencial para quem quer começar a correr.
  • Existem três tipos de tênis de corrida de acordo com seu uso: asfalto, trilha e pista.
  • O tipo de pisada é um dos fatores fundamentais na compra de tênis de corrida. Pisada pronada, supinada ou neutra? Essa é a questão.

Ranking: Os melhores tênis de corrida do mercado

A seguir, vamos mostrar os melhores tênis de corrida que você pode encontrar no mercado. Nesta seção você descobrirá quais são os modelos mais adequados para você ou para seus amigos ou familiares. Além disso, você também pode escolher o design, o amortecimento, a cor e avaliar qual é o modelo que melhor se adapta às suas necessidades.

1º – Tênis de Corrida Mizuno Wave Prophecy 8

A linha Prophecy vem se superando a cada novo lançamento, e os destaques vão muito além do design arrojado. Este tênis combina extrema qualidade e bastante conforto, principalmente quando trata-se de corredores mais altos, de pisada neutra ou supinada.

Ideal para longas corridas, incluindo maratonas, aplica a tecnologia SmoothRide, com solado muito mais macio e flexível para as regiões de maior impacto, com excelente absorção.

O tênis é feito em malha sintética com tramas abertas que promovem um ajuste firme e maior circulação de ar dentro do calçado. O solado é com borracha de carbono que aumenta a durabilidade e oferece maior tração.

2º – Tênis de Corrida Nike Zoom Winflo 5

Este tênis de corrida traz uma excelente relação custo-benefício, com investimento mediano e a qualidade dos calçados Nike, que geralmente dispensam apresentação. Feito em material têxtil, é indicado para pisadas neutras e para o uso nos treinos do dia a dia.

O modelo possui mesh inteligente no antepé que oferece respirabilidade com suporte, e as tecnologias aplicadas proporcionam melhor amortecimento no calcanhar, além de melhor absorção de impactos e transições suaves.

O solado com borracha durável para tração em diferentes superfícies. Modelo com design bastante discreto, mas nem por isso menos atraente.

3º – Tênis de Corrida Salomon S-Lab Sense 7

Com grip híbrido para asfalto e montanha, este modelo de tênis de corrida da Salomon é indicado para todos os tipos de terreno, tendo excelente desempenho em cada um deles. Bastante leve, chega a pesar menos de 200 g e é indicado para quem tem pisada neutra.

O tênis é feito de malha respirável e tem uma série de tecnologias, como a Premium Wet, para correr mesmo em terrenos molhados, pois é antideslizante, e com secagem rápida que deixa os pés ventilados durante toda a prática. A tecnologia Endofit faz o tênis se encaixar perfeita e confortavelmente no seu pé.

4º – Tênis de Corrida Asics Gel-Nimbus 20

Renomada no mundo das corridas, a Asics traz na linha Nimbus alta performance, conforto e durabilidade. O modelo é indicado para corredores com pisada neutra ou supinada e tem leveza e estabilidade graças ao tradicional sistema de amortecimento em gel da marca, que também garante excelente absorção de impactos e maior resposta nas passadas.

O cabedal é construído com fibras, sem costuras, que evita incômodos durante as pisadas, oferece também um perfeito ajuste nos pés. A palmilha tem mais respirabilidade e conforto, e também possui ação antimicrobiana. Já o solado, é feito em borracha de carbono de alta resistência, ideal para esteira ou asfalto.

Guia de compras: O que você deve saber sobre um tênis de corrida

Existem muitos tipos de tênis de corrida. É um produto essencial e acessível que permite praticar a corrida de forma mais confortável. Mas, dentro da corrida, existem muitas variantes e diferentes níveis. Portanto, respondemos abaixo algumas perguntas mais frequentes que podem surgir enquanto você procura pelo modelo mais adequado.

Grupo de pessoas correndo em um calçadão à beira-mar

Correr oferece muitos benefícios para a nossa saúde. (Fonte: Ammentorp: 50988703 / 123rf.com)

O que é um tênis de corrida?

O tênis de corrida é um elemento essencial para a prática e treinamentos deste exercício. Não usar o calçado adequado pode causar ferimentos graves. Para evitar problemas nos joelhos, nas costas e panturrilhas, é importante usar um tênis confortável, com um bom amortecimento e um material flexível.

foco

Você sabia que um truque para saber se o tênis que você vai adquirir é bom ou não para correr é dobrá-lo do dedo do pé ao calcanhar? Se o material for duro ou muito espesso e impedir que você o dobre com facilidade, recomendamos que você continue procurando outros modelos.

Que tipos de tênis de corrida existem?

Existem basicamente três tipos de tênis de corrida: asfalto, trilha e pista. Vamos ver as diferenças entre eles. A tabela abaixo certamente irá lhe ajudar a entender cada detalhe. Fique atento!

Asfalto Trilha Pista
Uso Ideal para correr na rua Para correr no campo Para correr em pistas de atletismo
Características Têm uma sola plana e são bem acolchoados. São bem confortáveis A sola não é plana e tem travas para maior aderência. Menos confortáveis Têm travas específicas para pistas de atletismo. Uma alternativa para eles pode ser os tênis de competição

Quais são as vantagens e desvantagens de correr?

Praticar esportes é sempre positivo, tanto para a saúde física quanto mental. E esportes como corrida são uma excelente alternativa quando o objetivo é queimar calorias e manter a forma. Correr tem muitos benefícios, mas também algumas desvantagens a considerar.

Na tabela a seguir, mostramos suas vantagens e desvantagens:

Vantagens
  • Requer pouco investimento
  • Libera endorfina
  • Atua contra a celulite
  • Tonifica pernas e glúteos
  • Reduz o risco de doenças como osteoporose ou hipertensão
Desvantagens
  • Pode aumentar o risco de dor no quadril ou artrite
  • Pode reduzir seus níveis de ferro e cálcio nas mulheres
  • Pode causar tendinite
  • Pode desmotivar se praticar sem uma preparação física

O que devemos levar em conta antes de começar a correr?

É bem comum que as pessoas comecem a correr para perder peso. No entanto, não devemos começar a praticar corrida sem levar em conta algumas recomendações.

“O ideal é começar com caminhadas de 40 minutos, quatro vezes por semana, até chegar a um peso adequado”, recomenda Alejandro Cárcano, especialista Triátlon e treinador.

Antes de iniciar a atividade é ideal fazer “um teste de esforço cardiovascular, de pisada e uma visita a um nutricionista para garantir que você está no peso certo”, observa Cárcano.

Alejandro CárcanoTreinador e especialista em Triátlon

“”É sempre importante levar uma rotina de pesos e abdominais para tonificar. Isso é essencial para evitar lesões.”

O que devemos levar em conta ao treinar?

Correr, como todos os esportes, requer uma série de diretrizes para que o treinamento seja eficaz. Relacionamos pontos muito importantes a serem lembradas quando você começar a correr. Leia atentamente porque as diretrizes a seguir podem ajudá-lo a atingir suas metas.

Imagem destaca solado de um tênis de corrida

Existem modelos de tênis com cores marcantes e modernas. (Fonte: Decoret: 32446098 / 123rf.com)

  • Controle de peso: O cuidado não se restringe apenas ao campo esportivo. Combinar o exercício com uma dieta equilibrada permitirá começar a perder peso em um curto espaço de tempo. Se você nunca correu e está acima do peso, um bom começo é fazer um elíptico ou uma bicicleta estática. Será mais fácil para você.
  • Material apropriado: Correr é um dos esportes mais econômicos. O equipamento deve incluir calças de malha (se for corsário, melhor) e uma camiseta transpirável. Mas, acima de tudo, um bom calçado que leve em conta tanto seu peso quanto seu tipo de pisada. Para isso, o ideal é buscar conselhos em uma loja especializada.
  • Progressão: Não devemos começar a correr distâncias longas desde o começo. O ideal é sempre começar a combinar a corrida com trote ou caminhada leve. Um bom método é correr um minuto e andar três. Se seu treinamento for progressivo, você será mais consistente e terá mais motivação.
  • Adaptação: É normal que no início da prática você se sinta desconfortável ou até mesmo incomodando o impacto com o chão. Paciência é uma das maiores chaves para a corrida. Logo você se adaptará a isso e as corridas farão parte da sua vida.

Quais são os erros mais frequentes ao correr?

No ponto anterior, falamos sobre as diretrizes para praticar um bom treino de corrida. Agora, vamos apontar quais são os erros mais comuns cometidos pelos corredores “amadores” ou iniciantes.

Fique bem atento para tentar evitá-los. Isto irá lhe ajudar a evitar também possíveis lesões e problemas posturais.

Erro Solução
Correr com a cabeça abaixada O ideal é alinhar a cabeça com a nossa coluna vertebral
Ombros contraídos Você precisa relaxá-los porque a maior parte da força deve ser exercida pelos membros inferiores
Soltar o quadril Deve permanecer elevado e alinhado com o centro de gravidade
Não fortalecer a musculatura Para evitar lesões, você tem que trabalhar os músculos que atuam durante a corrida

Correndo à noite: O que devo levar em conta?

Talvez o melhor horário para o seu treinamento de corrida seja quando o sol se põe. E é uma maneira muito boa de ficar em forma quando suas obrigações o impedem de se exercitar durante o dia.

Mas, se você nunca fez isso antes, você deve levar em conta uma série de diretrizes para que suas corridas noturnas sejam prazerosas e seguras. Confira alguns pontos:

  • Equipamentos adaptados ao clima: Nem sempre é fácil saber com que roupa correr. Muitas vezes sentimos que estamos com roupa demais, outras vezes, de menos. Por isso, é importante saber a temperatura atual antes de um treino ao ar livre. Analise também as condições meteorológicas daquela noite, como possíveis chuvas ou vento em excesso.
  • Corra na direção oposta ao tráfego: É necessário correr e ser visto. Lembre-se desta frase: “Corredor, na estrada, siga pela esquerda”. Esta premissa é importante sempre que saímos para uma corrida ou mesmo para uma caminhada por vias urbanas e estradas, e ainda mais à noite, pois a visibilidade é muito menor.
  • Segurança: No Outono e no Inverno anoitece antes. É por isso que não devemos passar despercebidos nem por veículos nem por pedestres. Algumas capas de LED e roupas ou calçados com listras e costura reflexiva nos darão uma ótima visibilidade. Também é interessante usar roupas neon ou em cores bem chamativas.

Critérios de compra

Atualmente, há uma enorme variedade de marcas e modelos, não apenas de produtos para corridas, mas como regra geral em todas as modalidades esportivas. Se por um lado isso aumenta muito a variedade de produtos que você vai encontrar no mercado, por outro, também aumenta a dificuldade na hora de escolher seu tênis de corrida ideal.

A seguir, vamos analisar diferentes critérios para que a escolha de seu tênis de corrida seja perfeita.

  • Tipo de pisada
  • Peso
  • Idade
  • Tipo de corrida
  • Tipo de terreno

Tipo de Pisada

Uma das primeiras coisas que você deve saber ao iniciar no mundo das corridas, mesmo antes de se inscrever para a sua primeira competição, é identificar seu tipo de pisada. Talvez você nunca tenha parado para pensar sobre isso, mas o estudo da pisada é muito importante para conhecer o tênis de corrida mais adequado para evitar lesões.

Tipo de pisada Descrição
Pronada A pisada é para dentro
Supinada O peso se instala na parte exterior do pé
Neutra Os tornozelos e os pés não tendem a se inclinar em qualquer extremidade. Eles se alinham para definir o apoio sobre o solo

Peso

Devemos ter em mente que quanto mais pesados formos, mais amortecimento precisaremos. Normalmente, os tênis marcam a linha divisória em 85 kg. Mas tenha cuidado! Mais amortecimento não significa que eles tenham que ter uma sola mais macia, já que com muito peso a maciez é deformada em maior proporção, causando também o impacto.

Idade

À medida que envelhecemos, os pés tendem a se deformar mais facilmente. Além disso, a pele fica mais sensível e propensa ao atrito. É importante, antes de obter um novo par de tênis de corrida, analisar bem as áreas das costuras e observar as dobras que podem causar.

Tipo de corrida

Os tênis de corrida e competições são projetados para absorver um grande número de impactos e trabalhar a longo prazo. Em contraste, os tênis de corrida combinadas com saltos são caracterizados por uma maior absorção de grandes impactos enquanto estabilizam o pé.

Por fim, se você pretende combinar exercícios de corrida com exercícios giratórios, você deve ter solas especialmente preparadas, assim como um design que mantenha o pé dentro do tênis de corrida.

Imagem mostra pernas de um corredor e tênis de corrida em contato com a grama

Um tênis de corrida ajudará você a se desenvolver melhor nesse esporte. (Fonte: Jackson: 27252201 / 123rf.com)

Tipo de terreno

Também precisamos considerar e ponderar o tipo de terreno em que vamos correr. O tênis de corrida para correr em uma montanha (onde vamos pisar em materiais como terra ou água), não será o mesmo daquele que usaremos somente no asfalto, grama ou pistas de atletismo. É por isso que existem tênis com materiais distintos e solas muito diferentes.

Resumo

Estamos em um momento de “boom” nas corridas. É uma atividade muito simples de praticar e barata. Você vai precisar apenas de tênis de corrida. Além disso, é um dos esportes mais viciantes, porque é capaz de proporcionar satisfação e bem-estar, embora também possa causar ferimentos graves se você não praticar com o tênis de corrida adequado.

Como você deve ter notado, o tênis de corrida é um item imprescindível se você gosta de correr. Especialmente se você adotar este esporte como parte essencial da sua vida. No entanto, você deve escolher os tênis de corrida que melhor atendam às suas necessidades para evitar lesões e ter conforto durante seus treinos.

Se você gostou do nosso artigo, se te ajudou a escolher o seu tênis de corrida, deixe seu comentário e compartilhe com seus amigos através das suas redes sociais.

(Fonte da imagem destacada: Avemario: 48257992/ 123rf.com)

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