Ultima atualização: 7 de outubro de 2021

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Embora a importância das vitaminas sempre tenha sido falada, elas estão se tornando cada vez mais importantes nos campos da saúde e da cosmética.

As vitaminas são nutrientes essenciais para a nossa saúde, e é por isso que devemos consumi-las diariamente através de dieta, exposição ao sol ou suplementos.

A deficiência de vitamina D está se tornando cada vez mais freqüente e está relacionada à falta de exposição à luz solar.

Neste caso vamos falar sobre a vitamina D em crianças e os benefícios que sua dosagem correta traz para um bom funcionamento do organismo.

Nós reunimos as informações mais relevantes que você deve saber sobre esta vitamina, para evitar sua deficiência e assim desfrutar de melhor saúde desde a infância. Devemos começar?




O mais importante

  • A vitamina D para crianças é essencial, pois ajuda na absorção do cálcio e tem um papel importante na saúde óssea. Ele também promove o metabolismo celular, a função muscular e previne infecções.
  • Se você não consegue obter toda a vitamina D que as crianças precisam através de dieta ou exposição à luz solar, você pode usar um suplemento para ajudar o corpo a funcionar melhor.
  • Ao comprar um suplemento de vitamina D para crianças, considere a dosagem necessária, o formato que é mais conveniente para você, se você o quer com açúcar e se ele atende às certificações apropriadas.

Vitamina d para crianças: nossa recomendação dos melhores produtos

Aqui está nossa melhor seleção de suplementos de vitamina D para crianças de acordo com as revisões dos usuários, para que você conheça as opções mais relevantes no mercado e escolha a ideal. Vá em frente!

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Guia de compras: O que você deve saber sobre vitamina D para crianças

Não há dúvida de que a vitamina D em crianças é muito importante para a boa saúde e para evitar problemas futuros.

No entanto, as crianças frequentemente não conseguem incorporar os alimentos necessários em suas dietas ou não são expostas à luz solar diariamente.

Neste caso, os suplementos de vitamina D são uma ótima opção para evitar uma deficiência desta vitamina (1).

Aqui estão as perguntas mais frequentes que os usuários fazem antes de escolher um produto relacionado à saúde, para que você não tenha dúvidas e escolha de acordo com suas necessidades.

Uma das fontes naturais de vitamina D é através da exposição à luz solar. (Fonte: andrea piacquadio: 3812753/ pexels)

O que é vitamina D para crianças e quais são seus benefícios?

A vitamina D é um precursor do hormônio lipossolúvel (dissolve-se em gorduras ou óleos) e um nutriente importante para o nosso corpo.

Ele pode ser obtido por ingestão ou exposição à luz solar. Caracteriza-se por facilitar a incorporação do cálcio que vem dos alimentos que comemos, a fim de ter ossos saudáveis e fortes(1).

Além disso, a vitamina D tem um papel importante na saúde do coração e no combate a infecções. Outro benefício menos conhecido é a manutenção de uma boa função muscular geral.

Por exemplo, os nervos precisam dela para transmitir mensagens entre o cérebro e cada parte do corpo e o sistema imunológico usa a vitamina D para combater vírus e bactérias(2).

Que tipos de vitamina D existem?

Existem diferentes tipos de vitamina D, classificados de 1 a 5. Nosso corpo é capaz de usar vitamina D2 e vitamina D3.

Os suplementos comercializados como "vitamina D" incluem uma dessas duas moléculas. A vitamina D3 é de origem animal ou é sintetizada quando o colesterol subcutâneo é atingido pelos raios UVB da luz solar.

A vitamina D2 é de origem vegetal. Ela é levada para o nosso corpo por plantas, fungos e leveduras.

A principal fonte de vitamina D2 é o alimento fortificado, como cereais matinais, leite e outros produtos lácteos. A maioria dos estudos que comparam e continuam a comparar os efeitos da vitamina D2 e D3 concorda que a vitamina D3 é muito superior para o corpo humano(3)

Qual é a dose diária necessária de vitamina D para crianças?

Uma pergunta freqüente entre os usuários é qual a quantidade de vitamina D que uma criança precisa por dia.

Os valores dependerão da idade da criança, e não é o mesmo para uma criança que para um adulto(4).

Abaixo estão as quantidades médias diárias recomendadas em microgramas (mcg) e unidades internacionais (IU):

Life stage Quantidade recomendada
Infantes até 12 meses 10 mcg (400 Ul)
Crianças de 1 a 13 anos 15 mcg (600 Ul)
Adolescentes de 14 a 18 anos 15 mcg (600 Ul)
Adultos 19 a 70 anos 15 mcg (600 Ul)
Adultos acima de 71 anos 20 mcg (800 Ul)
Mulheres grávidas ou lactantes e adolescentes 15 mcg (600 IU)

Quais são as principais fontes de vitamina D em crianças?

É importante saber quais opções existem para atender aos níveis ideais de vitamina D das crianças.

Aqui estão as principais fontes de vitamina D para que você possa ser informado e adicioná-las

  • Luz solar: A exposição saudável à luz solar UV é o método ideal e mais natural para garantir níveis adequados de vitamina D.
  • Alimentos: Há alguns alimentos que contêm vitamina D naturalmente. Os peixes gordos (salmão, atum, truta e cavala) são considerados como uma das melhores fontes naturais de vitamina D. Quantidades menores são encontradas em queijo, gema de ovo e fígado de vaca.
  • Suplementos: Os suplementos de vitamina D são uma das fontes preferidas por muitas pessoas para garantir que as crianças tenham os valores necessários, pois devido ao ritmo de vida que levamos não é fácil expô-las aos horários corretos do sol ou elas simplesmente não ingerem todos os alimentos que deveriam incorporar em sua dieta.

Quais são os principais fatores dos quais depende a produção natural de vitamina D?

Ao contrário de outras vitaminas, nós mesmos podemos obter vitamina D através da exposição à luz solar ou, mais especificamente, à radiação UVB.

O tempo que precisamos para tomar sol para produzir a dose necessária de vitamina D está sujeito a uma série de fatores(5). Algumas delas são:

  • Tipo de pele: quanto mais leve a pele, mais vitamina D é necessária.
  • A latitude onde vivemos: quanto mais perto do equador, mais vitamina D é encontrada.
  • Hora do dia: a maior parte da vitamina D é encontrada ao meio-dia.
  • A época do ano: a maior parte da vitamina D é recebida no verão

De acordo com especialistas, no verão geralmente é suficiente expor o rosto, as mãos e os braços à luz solar direta três vezes por semana durante dez a vinte minutos.

Quais são as possíveis conseqüências da deficiência de vitamina D em crianças?

Embora quando uma criança ou adolescente sofre de deficiência de vitamina D, geralmente não há sintomas a curto prazo.

Entretanto, numerosos estudos mostram que a falta de vitamina D a longo prazo impede nosso corpo de funcionar corretamente e aumenta o risco de vários tipos de cânceres.

Alguns desses distúrbios podem ser a falta de massa óssea ou o aparecimento de ossos e cartilagem fracos, falta de cálcio, entre outros possíveis riscos(6).

Embora o cálcio seja consumido em diferentes alimentos ou suplementos, a vitamina D é necessária para sua correta absorção.

Além disso, não ter níveis adequados dessa vitamina pode levar a fraqueza muscular e osteoporose mais como adulto(7).

A incorporação do salmão em nossa dieta ajuda a aumentar nossos níveis de vitamina D. (Fonte: Huy Phan: 1409050/ pexels)

Quais são os benefícios potenciais dos suplementos de vitamina D em crianças?

Como mencionado acima, níveis saudáveis de vitamina D são necessários para o funcionamento do corpo e ajudam a reduzir doenças potenciais(8).

A suplementação de vitamina D em crianças tem uma série de benefícios quando se trata de suplementação de vitamina D, alguns deles são:

  • Melhoria do sistema imunológico
  • Redução da fadiga
  • Contribui para a pressão arterial
  • Aumenta a concentração
  • Melhora a função muscular
  • Reduz o colesterol ruim

Critérios de compra

Selecionar um suplemento de vitamina D para crianças pode ser complicado, já que estamos falando de saúde. Portanto, nós compilamos os critérios mais relevantes que você deve considerar ao escolher o produto que melhor se adapta às suas necessidades.

Formato

Ao escolher seu suplemento, é importante escolher um formato que seja conveniente para você, para que as crianças não coloquem resistência.

Para atingir os níveis desejados de vitamina D, é necessária uma ingestão consistente, por isso recomendamos selecionar a que melhor se adapta às suas necessidades.

Os suplementos de Vitamina D para crianças vêm nos seguintes formatos

  • Gomas: Estas são preferidas pela maioria das crianças, pois são fáceis de comer e saborosas.
  • Cápsulas suaves: São mais fáceis de engolir e tornam a absorção mais rápida.
  • Gotas: Este é um formato útil para aqueles que têm dificuldade para engolir. O conta-gotas permite que a dose necessária seja dosada e colocada em um líquido ou diretamente na boca.

Suplementos de Vitamina D para crianças podem vir em diferentes formatos. (Fonte: readymade: 3850723/ pexels)

Organic

Organic está se tornando cada vez mais popular no mercado.

As pessoas estão se tornando mais informadas sobre os ingredientes de cada produto e estão se afastando dos produtos químicos, pois os vêem como uma ameaça ao organismo em um consumo sustentado.

Portanto, o mercado está aumentando a oferta de produtos que estão mais alinhados com os suplementos naturais e de vitamina D para crianças não é exceção.

Há uma variedade de ofertas onde os comprimidos estão livres de aditivos e conservantes e isso não diminui a sua eficácia.

Sabor

Os suplementos de vitamina D para crianças podem oferecer um sabor frutado forte ou um sabor mais suave e sem açúcar na maioria dos formatos de goma.

A idéia é que o sabor as torne mais fáceis de serem engolidas pelas crianças. Muitos usuários estão encantados com os sabores de muitos desses suplementos e os consomem sem qualquer resistência.

Para gotas ou cápsulas, o sabor é frequentemente neutro.

Certificações

Quando se trata de suplementos, as pessoas procuram produtos de qualidade ao investir em sua saúde e bem-estar.

Uma das maneiras de fazer uma escolha consciente é verificar as certificações que vêm com o suplemento.

Essas certificações garantem que os suplementos atendam a certos fatores, como por exemplo

  • Verifique se eles não contêm substâncias proibidas
  • Verifique se a etiqueta corresponde ao conteúdo real
  • Assegurar a ausência de níveis perigosos de contaminantes nos produtos testados.
  • Verifique se o produto é fabricado em uma instalação registrada de Boas Práticas de Fabricação (BPF) e se a instalação é auditada anualmente.

Resumo

A vitamina D pode ser considerada um hormônio real que, graças à exposição ao sol, o corpo humano pode sintetizar por si só.

Outra maneira de obter essa vitamina é comendo certos alimentos, como peixes oleosos (salmão), óleo de fígado de peixe e ovos.

A vitamina D em crianças é necessária para a absorção de cálcio e fósforo, que são essenciais para a saúde dos ossos.

A deficiência de vitamina D está se tornando cada vez mais comum em crianças e adultos, seja por causa da pouca exposição ao sol ou por não comer a dieta correta na vida diária.

Esta deficiência pode levar a problemas de saúde em crianças e pode se espalhar por todo o seu crescimento, causando doenças mais graves.

Diante deste problema, os suplementos de vitamina D são uma solução completa, de fácil acesso e altamente eficaz para que as crianças obtenham a dose necessária e contribuam para uma boa saúde. (Fonte da imagem em destaque: Oksun70: 39264442/ 123rf)

Referências (10)

1. Fernández Montes, P. O. (2009, February). Vitamina D: Déficit en España y como abordarlo en la oficina de farmacia. http://147.96.70.122/Web/TFG/TFG/Memoria/PILAR%20OLIVEROS%20FERNANDEZ-MONTES.pdf. http://147.96.70.122/Web/TFG/TFG/Memoria/PILAR%20OLIVEROS%20FERNANDEZ-MONTES.pdf.
Fonte

2. De Oliveira, V., Lara, G. M., Dutra Lourenço, E., Boff, B. D., & Zirbes Stauder, G. (2014). Influencia de la vitamina D en la salud humana. http://www.scielo.org.ar. http://www.scielo.org.ar/pdf/abcl/v48n3/v48n3a06.pdf.
Fonte

3. Hospital Sant Joan de Déu Barcelona. (2019, April 15). La vitamina D: un nutriente esencial para el correcto desarrollo de tus hijos. https://faros.hsjdbcn.org. https://faros.hsjdbcn.org/es/articulo/vitamina-nutriente-esencial-correcto-desarrollo-tus-hijos.
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4. Healthy Life. (2019, June 10). Vitaminas D: diferencias y funciones. https://www.simplysupplements.es. https://www.simplysupplements.es/healthylife/salud-general/vitamina-d-diferencias-y-funciones.
Fonte

5. National Institutes of Health (NIH). (2021, January 7). Vitamina D. https://ods.od.nih.gov. https://ods.od.nih.gov/factsheets/VitaminD-DatosEnEspanol/.
Fonte

6. Jimeno Busturia, M. Á. (2012). Vitamina D: visión desde el laboratorio. https://www.endocrinologiapediatrica.org. https://www.endocrinologiapediatrica.org/revistas/P1-E4/P1-E4-S83-A99.pdf.
Fonte

7. Jaax, M. (2021, August 31). Vitamina D. https://www.cerascreen.es. https://www.cerascreen.es/blogs/news/vitamina-d.
Fonte

8. López González, D., Méndez Sánchez, L., Guagnelli, M. Á., & Patricia Clark. (2015, August). Deficiencia de vitamina D en la edad pediátrica. Una oportunidad de prevención. https://www.sciencedirect.com. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1665114615001665.
Fonte

9. Ángeles Lopez. (2017, August 22). Vitamina D: ¿hace falta tomar un suplemento? . https://www.sciencedirect.com. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1665114615001665. .
Fonte

10.

Por que você pode confiar em mim?

Estudo científico
Fernández Montes, P. O. (2009, February). Vitamina D: Déficit en España y como abordarlo en la oficina de farmacia. http://147.96.70.122/Web/TFG/TFG/Memoria/PILAR%20OLIVEROS%20FERNANDEZ-MONTES.pdf. http://147.96.70.122/Web/TFG/TFG/Memoria/PILAR%20OLIVEROS%20FERNANDEZ-MONTES.pdf.
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Pesquisa científica
De Oliveira, V., Lara, G. M., Dutra Lourenço, E., Boff, B. D., & Zirbes Stauder, G. (2014). Influencia de la vitamina D en la salud humana. http://www.scielo.org.ar. http://www.scielo.org.ar/pdf/abcl/v48n3/v48n3a06.pdf.
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Artigo científico
Hospital Sant Joan de Déu Barcelona. (2019, April 15). La vitamina D: un nutriente esencial para el correcto desarrollo de tus hijos. https://faros.hsjdbcn.org. https://faros.hsjdbcn.org/es/articulo/vitamina-nutriente-esencial-correcto-desarrollo-tus-hijos.
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Artigo científico
Healthy Life. (2019, June 10). Vitaminas D: diferencias y funciones. https://www.simplysupplements.es. https://www.simplysupplements.es/healthylife/salud-general/vitamina-d-diferencias-y-funciones.
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Artigo científico
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Artigo científico
Jimeno Busturia, M. Á. (2012). Vitamina D: visión desde el laboratorio. https://www.endocrinologiapediatrica.org. https://www.endocrinologiapediatrica.org/revistas/P1-E4/P1-E4-S83-A99.pdf.
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Artigo científico
Jaax, M. (2021, August 31). Vitamina D. https://www.cerascreen.es. https://www.cerascreen.es/blogs/news/vitamina-d.
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Artigo científico
López González, D., Méndez Sánchez, L., Guagnelli, M. Á., & Patricia Clark. (2015, August). Deficiencia de vitamina D en la edad pediátrica. Una oportunidad de prevención. https://www.sciencedirect.com. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1665114615001665.
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Artigo científico
Ángeles Lopez. (2017, August 22). Vitamina D: ¿hace falta tomar un suplemento? . https://www.sciencedirect.com. https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1665114615001665. .
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